O que é Prata de Lei?
A prata, juntamente com o ouro, é um metal precioso utilizado desde a antiguidade. É encontrada principalmente na América do Sul, Estados Unidos e Rússia. No entanto o maior produtor de prata é o México que explora o metal desde 1500 d.C. Na natureza, apresenta-se no estado sólido em pepita ou grãos e é chamada de prata Bruta ou prata 1000.
PRATA DE LEI
Não se usa prata pura na fabricação de joias, a não ser em casos especiais como filigrana. Seu estado puro é muito mole e frágil, por isso é necessário fazer uma liga com outros metais, como o cobre por exemplo, para que seja possível trabalha-la . Se a prata é classificada como Prata 950 significa que contém apenas 5% de liga de cobre e 95 % de prata pura. A Prata 925 é aquela que contém apenas 7,5% de cobre e 92,5 % de prata pura. A prata 950 e a prata 925 são consideradas prata de lei. O termo Prata de Lei foi estabelecido no séc. XIII pelo rei de Portugal Dom Afonso II ao decretar uma lei que punia quem fabricasse peças de prata com ligas inferiores a estas e mantém-se até hoje como padrão internacional na fabricação de joias.
CURIOSIDADES
. Antigamente dizia-se que projéteis de prata repeliam ou destruíam maus espíritos.
. Os antigos em diversas culturas reverenciavam a prata como o metal da Deusa Lua.
. A prata é apreciada em ritos de passagem: batismos, casamentos, aniversários e celebrações.
. A maior pedra bruta de prata foi encontrada em Cobalt, no Canadá, e pesava 744 quilos.
. O significado do metal prata: propicia o equilíbrio, a proteção, a sexualidade, a sensualidade e misticismo, e a sua energia é feminina.